Acelere seus Resultados - Performance Hoteleira

Como se diferenciar no mercado hoteleiro?

A resposta está na inovação, que pode ser aplicada de diversas formas.

A concorrência é grande, pipocam ofertas na internet e as OTAs ganham cada vez mais espaço no mercado. Diante desse cenário, oferecer diferenciais aos hóspedes, mesmo que sutis, pode contribuir muito para aumentar a taxa de ocupação do seu hotel. Afinal, clientes do setor hoteleiro, em geral, se apegam às experiências tanto quanto (ou mais) à estrutura em si. E o que marca um consumidor é o que aparecerá nas avaliações online. Por isso é tão importante buscar um nicho e seguir uma estratégia única de diferenciação.

Por onde começar

Existem formas sutis de se diferenciar, que demandam mais esforço do que investimentos. Primar por um atendimento preciso e padronizado causa uma ótima impressão e é o primeiro passo. Se as equipes estão bem treinadas, é possível evitar situações como quando um único deslize de um funcionário mal preparado gera notas negativas e comentários indesejados na internet.

Outra maneira de se diferenciar no setor hoteleiro é identificar os pontos fortes do negócio e impulsioná-los nos diversos canais de divulgação. Faça pesquisas junto aos hóspedes para entender o que os levou a se hospedar no seu estabelecimento e aposte na divulgação desses potenciais.

Se não sabe como fazer, a Acelere seus Resultados pode ajudar.

Seja marcante

Para hotéis ou pousadas que ainda não têm um diferencial, é hora de criá-lo. Um exemplo é por meio da caracterização do próprio serviço prestado. Você já pensou em eleger um tema para o seu empreendimento? Ele pode ser relacionado à região onde está instalado, ligado a um estilo de vida – como motoqueiros, esportistas de diversas áreas, hábitos alimentares ou simplesmente um mote como petlovers, filmes, música ou país. Pode ainda ser segmentado, com a diferenciação voltada para um público específico, seja infantil, 3ª idade ou LGBTI+, por exemplo. As possibilidades são infinitas e podem, inclusive, reforçar um gosto ou filosofia pessoal do proprietário – como aqueles que levam à diante questões como a sustentabilidade (leia mais aqui).

Ofereça exclusividade

Essa é uma forma de fidelizar os consumidores – e o principal motivo pelo qual eles preferem as OTAs. Se seu estabelecimento está em locais turísticos ou muito procurados para negócios, ofereça benefícios como desconto ou brindes aos hóspedes frequentes e crie uma lista VIP ou clube de vantagens.

Outra maneira de sair na frente das OTAs é oferecer um serviço de concierge (para turismo de negócios) ou agente de viagem (para turismo de lazer) que supere os meios eletrônicos. Um atendimento personalizado na hora de cuidar de cada detalhe da hospedagem, que atenda às necessidades e desejos pessoais do cliente, não tem para ninguém. Isso mostra ao consumidor que ele importa para a empresa e cria um vínculo difícil de ser quebrado.

Invista em marketing

O boca a boca, ou post a post, é o mais legítimo dos marketings. Mas são resultados a longo prazo. Se você não quer esperar muito pelo retorno, a solução é investir no marketing do seu diferencial, o que o torna único no mercado hoteleiro. Pesquisa recente mostra que entre os hotéis que estão ativamente na internet, mais da metade dos hóspedes vêm de redes como Facebook e Instagram.

Por isso, a presença na rede já é indispensável. Sozinho pode parecer difícil, mas já existem empresas especializadas no setor hoteleiro, como a Acelere seus Resultados, atuando no segmento do marketing digital especializado em hotelaria. Com um plano detalhado, é possível manter o hotel presente nas principais redes sociais com um perfil interessante, alinhado à identidade visual de seu negócio e aos elementos de diferenciação, além de transformar as mídias sociais do empreendimento em ferramentas estratégicas. É preciso, ainda, apostar em um site responsivo com DNA Vendedor, ou seja, que seja amigável em qualquer plataforma, e otimizado para sites de busca.

E, finalmente, não deixe também de oferecer facilidades, como o contato via Whatsapp e um atendimento rápido pelos meios digitais.

E não se esqueça do pós-venda! Ele faz toda a diferença para que o hóspede se sinta especial e não apenas mais um que já passou, já pagou e foi embora.

Com essas atitudes, você estará mostrando ao cliente o seu valor, e não o preço. Pense nisso!

Entenda como nós podemos te ajudar neste assunto
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