Acelere seus Resultados - Performance Hoteleira

Como ter um hotel sustentável?

Praticar o conceito tornou-se fundamental não só por princípios ambientais, mas também por questões econômicas.

Pode parecer difícil, mas pensar em realizar mudanças no seu hotel ou pousada para que ele seja mais sustentável não precisa necessariamente trazer dor de cabeça. Pelo contrário, pensar em iniciativas ambientalmente corretas pode trazer muitos ganhos em termos financeiros e de marketing. E engana-se quem pensa que é preciso começar um novo empreendimento do zero. Aos poucos e com planejamento é possível adotar medidas socioambientais que contribuam com essa missão. Afinal, os consumidores estão de olho e pensar no tema é sair na frente dos concorrentes.

Confira as dicas desse post e veja tudo que é possível fazer de imediato. Para essas iniciativas, não perca tempo e já coloque a mão na massa. Priorize de acordo com os benefícios ao meio ambiente, o investimento e o potencial de publicidade.

Para um segundo momento, liste as iniciativas que demandam construção ou pequenas obras de melhoria e já monte um cronograma de execução a médio prazo – colocando na ponta do lápis os custos, o tempo necessário para conclusão e a melhor época do ano para colocar em prática. Vale até considerar fechar em alguns dias da semana, na baixa temporada, para que tudo fique pronto mais rápido e sem incomodar os hóspedes.

Energia

Se você ainda não usa lâmpadas de led em seu hotel, já começa um passo atrás no objetivo de ter um hotel sustentável. O modelo já é unanimidade até mesmo nas casas brasileiras. Embora mais caras, duram por muito mais tempo e economizam energia, investimento que se paga em pouco tempo. Também é uma boa estratégia investir em equipamentos eletrônicos de baixo gasto energético e em sensores de presença nos corredores, áreas comuns e quartos. A longo prazo, um sistema de aquecimento solar pode fazer toda a diferença.

Outro ponto que não pode ficar de fora quando o assunto é economia de energia é criar regras e treinar sua equipe. São exemplos de normas sustentáveis que podem ser aplicadas junto ao staff a utilização das escadas para subir e descer para andares próximos e manter monitores desligados durante as pausas de trabalho.

Água

Já é praticamente unanimidade as placas nos quartos que incentivam a redução das trocas de toalhas e do enxoval. Mas economizar água em um hotel pode ir muito além desta prática. Mecanismos de reaproveitamento de água da chuva custam menos do que você imagina. Se o seu negócio conta com piscina, a água também pode ser reutilizada. Com prazo e certo investimento, pode valer a pena trocar as torneiras do hotel por modelos de fluxo reduzido ou automático e utilizar descargas que liberem apenas a quantidade de água necessária.

Nada se perde, tudo se transforma

A reciclagem já é uma realidade cada vez mais robusta no Brasil e é absolutamente viável implantar a coleta seletiva em estabelecimentos como um hotel. Mais que separar e direcionar adequadamente papéis, alumínio, vidro e plástico, é possível facilitar o descarte correto de baterias, lâmpadas e pilhas – inclusive envolvendo os hóspedes.

Outra maneira de ser sustentável e economizar é abusar da criatividade na hora de transformar móveis e objetos que perderam a utilidade. Camas em um estado de conservação abaixo da qualidade esperada pelo hóspede podem virar prateleiras para a lavanderia do hotel, por exemplo. Além disso, já existem empresas que reciclam colchões, garantindo um descarte adequado para uma peça que demora anos para se decompor na natureza, e o óleo de cozinha. Busque parceiros e mãos à obra.

Mais que economizar quase 40% dos custos com esses recursos, todas essas ações podem e devem ser divulgadas também ao público externo, seja em peças publicitárias nas redes social ou em áreas do próprio hotel. São iniciativas que atraem clientes e contribuem para ampliar o faturamento. Ou seja, pensar em sustentabilidade é mais viável economicamente, mais adequado socialmente e mais responsável ambientalmente. Está esperando o que para começar?

Entenda como nós podemos te ajudar neste assunto
ACELERE SEUS RESULTADOS JÁ!

Artigos Sugeridos

destaque-se e atraia mais hóspedes

Veja dicas de como se destacar dos concorrentes e atrair mais hóspedes.
Leia Mais

a importância das redes sociais

Saiba como as redes sociais podem aumentar suas vendas diretas.
Leia Mais

preciso mesmo de um motor de reservas?

Não importa o tamanho de seu Hotel ou Pousada. Aumente sua competitividade com o Motor de Reservas.
Leia Mais

maximize os resultados de suas newsletters

Veja as recomendações para ter Newsletters com um alcance eficiente.
Leia Mais

Por onde começar?