Acelere seus Resultados - Performance Hoteleira

Como ter um perfil campeão nos sites especializados

A facilidade em procurar e comparar hotéis elevou sites como TripAdvisor, Trivago, Booking, Expedia, Decolar e tantos outros ao patamar de melhores sites de busca de hospedagens na internet. Em geral, os consumidores os utilizam para localizar o hotel ideal e ainda acessam o site do estabelecimento para conferir as informações.
A influência que eles têm deve ser levada em consideração na hora de elaborar a estratégia de marketing e vendas nos empreendimentos do setor hoteleiro. Não basta apenas ter um perfil nessas páginas. Os bons resultados em conversão de vendas vão depender do desenvolvimento de um plano que permita que sua empresa apareça entre as melhores, o que caracteriza um perfil campeão.
Não sabe como fazer? Siga as dicas desse post e, se precisar de apoio para alavancar o planejamento e colocar em prática, já existem empresas no mercado que oferecem o serviço, como a Acelere seus Resultados – Performance Hoteleira.

Para começar

Em primeiríssimo lugar, é importante ter:

  • uma tarifa competitiva, com um bom custo benefício se comparado aos concorrentes, e
  • avaliações sejam, em sua maioria, positivas.

Esses são quesitos fundamentais se você tem mesmo como meta estar entre os primeiros nos sites de busca por hospedagem. E é bom que queira! Em outros artigos, já explicamos Afinal de contas, o que é o revenue management e Como melhorar suas avaliações na internet.

As avaliações sobre o seu hotel estão na Internet, mas você não respondeu nenhuma? Tiro no pé! Comentários positivos devem ser respondidos com cordialidade, gerando proximidade e uma relação de afeto e gratidão com o cliente. Os negativos, mesmo que você não os considere pertinentes, também merecem um retorno. É sempre melhor pedir desculpas, se explicar brevemente e buscar alternativas para sanar o problema a simplesmente ignorar uma reclamação. Um mal-entendido pode virar uma bola de neve e, no mundo virtual, as bolas de neve crescem com muita velocidade. Então, mãos à obra: defina o responsável e saiba como agir diante das reclamações dos seus hóspedes.

Não publique apenas boas fotos

Publique apenas fotos excelentes!
Uma imagem vale mais que mil palavras, já dizia Confúcio, filósofo chinês. O ditado popular data de antes de Cristo, mas nunca foi tão atual. Na era digital, divulgar ótimas fotos de um negócio é fator preponderante para o sucesso de uma publicação e nos sites de busca de hotéis não é diferente. Por isso, se você não tem experiência, contrate um fotógrafo para que o barato não saia caro (para a imagem do seu estabelecimento). O profissional será capaz de produzir fotos que contemplem detalhes importantes, com uma luz adequada e um foco preciso.
No dia da produção das fotos, certifique-se de que elementos de decoração estejam bem posicionados e invista na compra de flores naturais, que dão vida aos ambientes. Os detalhes mostram cuidado e preocupação com o bem-estar, criando um clima especial de aconchego. Prepare também as melhores camas, com os melhores enxovais, e atente-se para pormenores como fios soltos, papel higiênico incompleto e pontos de sujeira. Se couber no orçamento, contrate também a produção de um vídeo simples com fotos panorâmicas feitas por drones.
Ao selecionar as imagens que farão parte do seu perfil nas páginas de busca, garanta um mix de fotos completo. É importante retratar uma visão ampla das áreas externas, de todos os ambientes comuns, do café da manhã em ângulos que deem água na boca, de todas as categorias de quarto (incluindo os banheiros) e, principalmente, dos serviços e diferenciais do negócio. Poste, ainda, fotos que mostrem elementos que divulguem a sua logomarca – seja com closes em toalhas bordadas, na placa de entrada ou no cartão de visitas. Isso mostra profissionalismo.

Seja claro

Ninguém gosta de ser enganado. Portanto, dedique-se a redigir uma descrição fiel do seu negócio nos sites de busca, deixando claro tudo o que consta no valor cobrado e quais são os seus diferenciais em comparação aos concorrentes. Também ajuda muito ao consumidor publicar a distância entre o hotel e os principais pontos de interesse da cidade, assim como a facilidade em usufruir de algum meio de transporte. E as regras ou políticas de utilização do Hotel ou Pousada e as de Alteração e Cancelamento de Reservas (veja mais dicas sobre cancelamento em Quando cobrar multa por cancelamento ou “no show”)
Não se esqueça de informar o endereço do seu site, o link para suas redes sociais e de revisar a descrição e as fotos com frequência – para evitar que melhorias realizadas recentemente no seu Hotel ou Pousada deixem de ser apresentadas.

Por onde começo?

Criar um perfil nos sites de busca do setor hoteleiro, de uma forma geral, é gratuito. Mas é fundamental avaliar em quais páginas irá publicar informações sobre o seu negócio e em quantas delas. Estar em todas elas e não dar conta de administrar tantos canais é o primeiro passo para o fracasso da estratégia. Pesquise o que cada um desses sites oferece ao usuário e, principalmente, qual deles tem o perfil dos seus clientes. Uma boa dica é fazer testes em duas plataformas por vez para entender o funcionamento e avaliar se atendem a sua expectativa.
Para adotar uma gestão inteligente dos canais, pode ser preciso contar com uma ajudinha extra. Já existem empresas especializadas em impulsionar empresas do setor hoteleiro na internet como a Acelere seus Resultados – Performance Hoteleira. É uma ótima opção para quem não tem tempo suficiente para se dedicar a identificar oportunidades, aprofundar-se nos assuntos, avaliar as melhores opções e colocá-las em prática.

Entenda como nós podemos te ajudar neste assunto
ACELERE SEUS RESULTADOS JÁ!

Artigos Sugeridos

5 dicas para ter um site de alta conversão

Veja algumas dicas para que seu Hotel ou Pousada tenha um Site Vendedor.
Leia Mais

hóspedes da melhor idade: como encantá-los

Veja as dicas de como atender os hóspedes da melhor idade.
Leia Mais

dicas para agregar mais valor ao seu hotel ou pousada

Não deixe de ler essas ótimas dicas para agregar mais valor ao seu Hotel ou Pousada
Leia Mais

combata o AirBnB e tenha mais hóspedes

O comportamento do novo consumidor de hotelaria mudou. É hora de se adaptar.
Leia Mais

Por onde começar?