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Prepare seu Hotel ou Pousada para os feriados de 2018

2018 tem tudo para ser um ano excelente para a hotelaria, afinal teremos diversos feriados prolongados. Nesses períodos, ocorre um aumento no número de reservas, mesmo sendo baixa temporada, já que os viajantes aproveitam as emendas de feriado para conhecer novos lugares e ter momentos de descanso ou lazer.
Será que seu Hotel ou Pousada está preparado para o aumento do fluxo de hóspedes nesse período? Não seja pego de surpresa. A NetSampa preparou algumas dicas sobre como você deve se preparar para atrair os hóspedes e encantá-los.

Planeje-se com antecedência

Verifique os feriados no calendário e as pontes possíveis. Aqui listamos os principais feriados.

  • Confraternização Universal – 1º de Janeiro (Segunda)
  • Carnaval – 12 e 13 de Fevereiro (Segunda e Terça)
  • Quarta-feira de Cinzas – 14 de Fevereiro (Quarta)
  • Paixão de Cristo – 30 de Março (Sexta)
  • Tiradentes – 21 de Abril (Sábado)
  • Dia do Trabalho – 1º de Maio (Terça)
  • Corpus Christi – 31 de Maio (Quinta)
  • Revolução Constitucionalista – 9 de Julho (Segunda) (Estado de São Paulo)
  • Independência do Brasil – 7 de Setembro (Sexta)
  • Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (Sexta)
  • Finados – 2 de Novembro (Sexta)
  • Proclamação da República – 15 de Novembro (Quinta)
  • Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro (Terça) (em algumas cidades)
  • Natal – 25 de Dezembro (Terça)

Não esqueça de verificar os feriados locais tanto da cidade de destino, quanto das cidades próximas. Verifique também o calendário de eventos de sua região, visto que muitos deles podem coincidir com os feriados.

Com essas informações em mãos, crie pacotes promocionais para estes períodos e ofereça benefícios adicionais. Por exemplo, observe que em Novembro teremos uma possível “super-emenda” com o feriado da Proclamação da República numa quinta-feira e o feriado da Consciência Negra na terça-feira seguinte. Que tal oferecer um pacote especial, com tarifa diferenciada para quem optar em se hospedar os 6 dias da emenda?

Um ponto importante sobre esse planejamento é a definição de preço. Por mais que os viajantes estejam acostumados com o aumento dos valores nos períodos de feriado, não pratique preços exorbitantes, já que isso pode levar seu possível hóspede ao concorrente. Tenha preços competitivos e coerentes com o mercado. Observe seus concorrentes e procure oferecer diferenciais para atrair mais hóspedes para seu Hotel ou Pousada.

Divulgue as promoções de seu Hotel ou Pousada

Depois da fase de planejamento, vem a parte de divulgação de seus preços e pacotes promocionais para os períodos de feriado. Lembre-se que atualmente a maior parte das pessoas tem acesso à internet, portanto, sua divulgação nos variados canais deve ser bem planejada.

Como falamos, a maior parte das pessoas está na internet, então muitas vezes o primeiro contato com seu Hotel ou Pousada é através de seu site, por isso a importância de ele ser um Site com DNA Vendedor, que funcione como uma vitrine de seu negócio. Mostre suas promoções com destaque e não esqueça de manter seu site sempre com bom funcionamento, rápido acesso, informações fáceis de achar e excelentes fotos e vídeos de seu Hotel ou Pousada.

Aproveite também sua base de dados de clientes e use E-mail Marketing para apresentar as promoções e diferenciais para os feriados. Cogite oferecer um valor diferenciado para esse público para cativá-lo e fideliza-lo. Divulgue também seu Hotel ou Pousada e suas promoções nas Redes Sociais. Crie postagens atrativas que gerem visualização e engajamento em seus potenciais clientes.

Não se esqueça de liberar seu tarifário com antecedência, tanto no seu motor de busca, como nas OTA’s e também junto às agências de viagem, visto que os turistas também estarão planejando sua viagem com antecedência.

Esteja pronto

Reforce as verificações habituais na estrutura física e nos equipamentos de seu Hotel. Isso evita que defeitos ocorram nos períodos de maior movimento, o que pode dificultar uma manutenção emergencial e, caso o local esteja com lotação máxima, impedir a eventual realocação de hóspedes. Revise seu enxoval e veja se ele está em bom estado de conservação. Pense se não é um bom momento para troca desse material, apresentando suas instalações sempre de forma impecável.

Verifique também sua mão-de-obra, analisando a quantidade de funcionários, as escalas de folgas e férias e veja se eles darão conta da demanda dos feriados prolongados. Se for necessário, contrate mão-de-obra extra para estes períodos. Verifique também se os serviços terceirizados estão preparados para o aumento no fluxo de hóspedes e revise contratos, caso seja necessário.

Promoções de última hora

Se na proximidade dos feriados você ainda tiver quartos disponíveis, aposte numa promoção de última hora com preços super diferenciados. Nessa situação é interessante aproveitar o poder das Redes Sociais, uma vez que as pessoas passam muito mais tempo online nelas do que em sites de buscas e outros tipos sites. Faça anúncios chamativos e bem segmentados, atingindo seu público-alvo e oferecendo condições especiais. Você pode usar também os sites de compras coletivas para oferecer essas promoções diferenciadas.

Coloque essas dicas em prática e transforme 2018 em um ano incrível para seu Hotel ou Pousada.

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